Feira de Ciências e Arte

POR Mayra Marques 26/09/2017

Objetivo da atividade é estimular a criatividade e a troca de conhecimento entre os alunos

O Colégio Adventista de Juiz de Fora realizou nesse domingo uma Feira de Ciências e Artes (Feiciart). A feira é tradicional na escola e tem como objetivo estimular a criatividade e a troca de conhecimento entre os alunos. A apresentação dos trabalhos teve início às 14h, com exposição de trabalhos e projetos elaborados pelos estudantes do Ensino Infantil e Fundamental I e II.

Houve uma diversidade de apresentações através dos trabalhos artísticos. Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, dentro das áreas de Português, Ciências, Biologia, dentre outras.

As exposições contaram com a apresentação de pesquisas sobre sedentarismo; instruções sobre atividade física e alimentação saudável; utilização de recursos sustentáveis; energia eólica e eletromagnética; robótica; maquetes de trânsito e dezenas de outros trabalhos realizados pelos próprios estudantes. No estande que falava sobre o sedentarismo, a estudante Débora Viana abordou um pouco sobre as consequências de uma vida inativa. "O sedentarismo pode atingir órgãos vitais como o cérebro, coração, pulmão e rim. Ele impacta também a saúde dos ossos e músculos, deixando-os frágeis", explica Débora.

Em outro estande, o estudante Mairon Werth falou sobre a importância de, ao praticar alguma atividade física, prestar atenção na forma de pisar no chão, pois, segundo os estudos que ele e sua turma fizeram, dependendo da forma como a pessoa pisa ela pode gerar consequências negativas para o corpo. "Se pisar errado, a pessoa pode obter um erro no tornozelo, por exemplo, como uma quebra", menciona. O gerente técnico Janssen Torres, que esteve visitando a Feiciart do Colégio, disse que os alunos apresentaram de forma simples e precisa as informações sobre exercícios físicos. "Achei bacana essa exposição porque tive a oportunidade de conhecer os passos que a gente deve analisar antes de fazer exercícios físicos, como começar por uma caminhada, depois partir para uma corrida e assim por diante. Os alunos explicaram isso muito bem", comenta. 

Alunos do 9º ano estiveram envolvidos em atividades que apresentavam a história de algumas mídias de Juiz de Fora, dentre elas, o Tribuna de Minas. Eles contaram a trajetória do jornal e montaram uma maquete com a sede da empresa, que ganhou destaque em edição online do Tribuna. A TV Integração, filial da Rede Globo em Juiz de Fora, também estava entre as apresentações. Para complementar o trabalho, alguns estudantes visitaram a sede da TV, e a aluna Isabella Roberta Rufael, do 9º ano, realizou uma entrevista com o apresentador Inácio Novaes, da editoria de Esportes. Quem visitou a sala com as exposições de trabalho sobre a imprensa conheceram e obtiveram informações sobre mídias locais.

Segundo a diretor pedagógico do Colégio, Carlos de Figueiredo Júnior, a feira visa fomentar a pesquisa e o trabalho em grupo dos alunos. “É uma ótima oportunidade que encontramos também de envolver a família dos estudantes nas atividades, porque os pais também participam da confecção dos trabalhos e apoiam as tarefas. Além disso, os familiares têm a oportunidade de conhecer o que os alunos estão aprendendo no dia a dia das aulas”, comenta o diretor. “É aprimorar o conhecimento deles, colocar em prática e propagar tudo aquilo que eles aprendem na sala de aula”, complementa.

Para visulizar mais fotos da Feiciart, visita a página da Escola Adventista de Juiz de Fora no Facebook.